Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

IMPERFEICAO

A paranóia humana que induz a sociedade a valorizar a perfeição ainda é uma característica forte do mundo ocidental. Apesar de não termos contato com essas ditas coisas perfeitas, que só existem no céu cristão ou no mundo das ideias de Platão, insistimos que elas são melhores.

No mundo da lógica do mercado, da produção em série, do utilitarismo, do uso e do consumo talvez essa coisa da perfeição possa ser entendida. Quem, por exemplo, quer comprar um eletrodoméstico com defeito? Ou ter um amigo defeituoso ( se for defeituoso, troca), ou até ser defeituoso. Precisamos ser perfeitos ou no mínimo parecer. Nas igrejas evangélicas e no mundo da política é assim, todos precisam parecer perfeitos.

A busca por perfeição varia um pouco. Depende muito do instrumento de alienação preferido da pessoa. Para quem tem como maior instrumento de alienação a mídia, a televisão, a globo (a gente não se vê por aqui), perfeição é ter dinheiro e estar na moda, para quem é alienado por igrejas cristãs perfeição é ser Santo. No mundo da política  partidária perfeição é enriquecer sem ninguém perceber os roubos.
Pensando sobre perfeição comecei a observar as flores, seres encantados, que trazem o sorriso simplesmente por existir e estar ao alcance dos nossos olhos, percebi que suas formas imperfeitas constroem sua beleza.

Semana passada estava com amigos apreciando a vista de uma cachoeira... Esta que está na foto ao lado... Que coisa incrível. Incrivelmente imperfeita. Uma QUEDA d’água que agita de tal forma o rio o qual antes do encontro com a imperfeição era sereno e calmo. Grandes pedras espalhadas por todos os lados, pareciam que foram arrancadas de seus lugares. Um amigo gozador indagou. Como seria essa Cachoeira se não fosse o pecado, que depois que entrou no mundo vêm destruindo-o? Seria perfeita, sem essas pedras por todos os lados, e ao invés dessa Queda d'água toda defeituosa haveria em seu lugar uma queda reta e plana. Talvez nem existisse Queda. 

Pecado, imperfeição, erro, falhas, não serão esses os ingredientes que quando somados com os acertos e virtudes, nos fazem ser quem nós realmente somos?
Conversando com um amigo que estava passando por um momento muito difícil ouvi dele que estava pensando muito em sua vida. Ele me disse algo que dificilmente você ouvirá numa igreja cristã. Disse que fazendo uma retrospectiva de sua vida, tentou esquecer, apagar os erros que cometeu para começar a tentar viver uma vida com menos erros. Depois de um tempo ele começou a desconfiar que muitas das coisas que ele julgava erros eram as melhores coisas que ele tinha vivido.
Não poderia terminar esse texto de outra forma se não trazendo a belíssima letra da música de Cassia Eller: Carne e Osso...

Alegria do pecado às vezes toma conta de mim
E é tão bom não ser divina
Me cobrir de humanidade me fascina
E me aproxima do céu.

E eu gosto de estar na terra cada vez mais
Minha boca se abre e espera
O direito ainda que profano
Do mundo ser sempre mais humano.

Perfeição demais me agita os instintos
Quem se diz muito perfeito
Na certa encontrou um jeito insosso
Pra não ser de carne e osso, pra não ser carne e osso.

5 comentários:

Gal disse...

"E é tão bom não ser divina." Pena que as pessoas em sua maioria pensam o contrário.
Belo texto!
Vou procurar a música, não a conhecia.

À PÉ ATÉ ENCONTRAR disse...

Eu amei, e vou lhe dizer mais, cara cada dia tu ta escrevendo melhor!
Vai virar um colunista daqui uns dias.
Mas agora, deixando de lado a rasgação de seda, gostaria de comentar o texto!
Fazum tempinho já que parei de buscar a perfeição, para mim ela é utópica, Deus me aceita como eu sou, minha mãe e os que me amam de fato, o que ocorre, é claro é que para viver bem e em sociedade, alguns comportamentos meus precisam ser ajustados, mas isso não vem ao caso...Fato é, ser perfeito deve ser chaaato, prefiro ser assim...HUMANA!
Bjos Marquiito, saudades!

Anônimo disse...

Gostei do texto, não a perfeição capitalista e neoliberal, e também castrocristã.

À PÉ ATÉ ENCONTRAR disse...

A ft n°2 é a Cachoeira de Pancada Grande?
PERFEIÇÃO!!

Marcos Fellipe disse...

Sim Ana é sim Pancada Grande... Estive lá com amigos... Perfeita!