Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Desejo, amor e posse

Errante, sem nada carregar, nem mesmo o medo de me perder.
Num mundo de barulhos e pressa, vi desejos.
Vi o mar... No mar da vida, todos nadam sedentos por novas propriedades.
Mas logo a nova propriedade, se tornará velha, e virá o enfado e novos desejos...
Desejamos aquilo que está fora do alcance das nossas mãos.
Não desejamos o que já está no bolso.
Já me pertence, já é meu... A ilusão da posse trapaceia.
Só desejamos possuir aquilo que ainda não temos.
Nietzsche perguntou, não respondeu. “Não será o amor uma ânsia por nova propriedade?”
Amor? ...ou posse? Amor e posse?
O amor carece de desejo, de paixão...
Se o outro não é nossa propriedade, pode continuar despertando desejo.
Se o outro não é propriedade, o outro é também sujeito.
O desejo faz o amor se transformar em árvore frondosa, a posse o transforma em mato seco.
Eu vi... um campo de mato seco, por lá ninguém desejava passar, nem mesmo aqueles que fizeram das árvores, mato..
Eu vi... o aconchego, os frutos e a sombra de uma bela árvore frondosa.
"Enquanto tiveres um desejo, terás uma razão para viver. A satisfação é a morte." Bernad Shaw

8 comentários:

Anísia Neta ❀ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anísia Neta ❀ disse...

Amor sem posse... será que é possível??? Será que vivemos como falamos? Que o amor é um pássaro no dedo... Que suportamos quando percebemos que o/a outro/a pode ser feliz sem a gente? E que além disso, ainda podemos continuar desejando ardentemente o/a nosso/a amado/a?

... Se Nietzsche não respondeu, eu tb não vou me arriscar... rsss

Adoro essa cabecinha!!!! rssss

À PÉ ATÉ ENCONTRAR disse...

Ai ai, você fica me usando pra escrever seus textos é? Vou cobrar minha parte, vice?!
RSRS.
Olha, eu acredito nesse amor passarinho que Neta disse aí em cima e que muito bem poetizou nosso Rubem Alves, o problema é que sempre sempre nós o tornamos posse..."já é meu", "não vai mais voar", mas sabe, empiricamente, eu digo, q se sufocarmos ele voa, que se não cuidarmos de maneira q regar e a manter ele tb vai voar.
E continuará a voar, até encontrar o lugar onde pouse, mas que seja um pouso livre e melhor, satisfatório! Um xêro!Obrigada pelo texto, vc sabe que precisava de vc aki, né?Bjuus^^

Messias Brito de Jesus disse...

Muito bom meu nego! Direto ao essencial!
Não quero discutir se é possível amar sem possuir. Mas afirmo categoricamente que possuir nada tem a ver com amar, em absoluto!
Amar está próximo de liberdade, de graça e de fé, isto mesmo de fé! Não sei o q vai acontecer amanhã, simplesmente acredito q valerá à pena, q será lindo. E se amo por pura graça, se semeio o amor na cachoeira, no vento no eclipse, não espero qualquer coisa que seja, além de ser correspondido pela pessoa amada. Porém não tenho qualquer garantia disso.
Amor não tem nada a ver com "depósito e saque" como querem certos pastores...
Bem ensina Drummond que amor é estado de graça!

Valdeir Almeida disse...

Marquinhos,

Você conseguiu trazer à luz, e de forma simples, algo que embora comum, é muito complexo.

Há muitas pessoas, cuja caminhada de relacionamentos termina na aquisição (ou assunção). Isso porque, para elas o prazer está em conquistar, apenas nisso. Quando já se tem o indivíduo-objeto em mãos, tais pessoas não têm mais ânimo para prosseguir, não se sentem motivadas para cuidar da conquista. Isso referenda o que diz o autor citado por você, Bernad Shaw: “Enquanto tiveres um desejo, terás uma razão para viver. A satisfação é a morte".

De fato, a posse é o fim. Só o amor é o começo, meio e fim.

Abraços.

Léo Dias disse...

Meu Pr.,

Falando em desejo e posse... O que vc ta pensando, q já nos conquistou pra parar de escrever por tanto tempo assim é?

Se pensas assim, q me conquistastes, acertou... mas saiba que eu (ser-humano) tenho um mundo de outras conquistas à serem alcançadas, podem não ser interessante pra vc, mas são conquistas... rsrs será q o segredo não esteja aí, de q deveríamos conquistar no outro coisas para o benefício dele e não nosso exclusivamente? sei não, rs, fiquei pensando aqui com meus botões... mas são só pensamentos, o q é fato mesmo é q estou com saudade dos seus textos. bjo meu lindiooo!!!

Rafael de Queiroz Torres disse...

bom mt bom!! como disse Rubem Alves: "nada mais triste que um corpo sem desejos"...

ser feliz não é ter o que quer, mas, querer o que tem...

jefferson disse...

Muito bem meu-peixe... Se não bastasse o autor, tem ainda os comentaristas, que deixam os textos mais ricos e interessantes. Estava com saudades de ler os textos de meu preto. Messias foi muito feliz em se abster de discutir se é possível ou não. Ah! Netinha tbm, não respondendo uma pergunta que nem o grande Nietzsche não respondeu. Enfim, essa galera é maravilhosa, e ninguém melhor que Carniça pra reunir esse povo. Um xero á todos e todas.